Documentários

8 Documentários Recomendados no Netflix

Escrevi há pouco tempo um post com 8 documentários recomendados, todos ou no Netflix ou no YouTube para serem assistidos. E agora, entrando nesse ano de 2016, farei o post “8 Documentários Recomendados – Parte 2”, mas agora apenas com documentários no Netflix. E acreditem, tem muita coisa boa no catálogo! E feliz 2016 a todas e todos leitores do Cabaré das Ideias e que possamos assistir muitos outros documentários neste ano e nos próximos!

The Garden

image

Este documentário retrata a luta de uma comunidade periférica constituída, em especial, por imigrantes legais e ilegais, para preservar um jardim comunitário em Los Angeles. É um documentário daqueles etnográficos mesmo, no qual acompanhamos os debates dentro e fora da comunidade sobre as melhores opções para preservar esse patrimônio público, mas também acompanhamos como o Poder Público é permissivo e o sistema judicial californiano funcionou contra o direito comunitário. Vale muito a pena assistir!!!

The Propaganda Game

image

É quase um consenso que a Coréia do Norte é o país mais isolado e secreto do mundo. Pouca informação  chega e, mesmo quando chega, é nitidamente distorcida de acordo com múltiplos interesses em jogo. E podem ter certeza que existem diversos, desde a alta cùpula do Politburo norte-coreano, até a guerra de propaganda dos EUA com seus braços televisivos como a CNN e ABC ou o Politburo chinês, desejoso de manter o status quo norte-coreano. O documentário acompanha, em especial, um espanhol que optou por se vincular, como cidadão, à República Democrática da Coréia do Norte, atuando como uma espécie de “Relações Públicas” do regime norte-coreano. Ao final, é válido se perguntar: até onde é verdade tudo que sabemos sobre a Coréia do Norte?

Mercedes Sosa – a voz da América Latina

image

Mercedes Sosa, para começo de conversa, é minha cantora preferida. E neste documentário disponível no Netflix podemos acompanhar sua história pessoal e como ela é indissociável do contexto político da Argentina no século XX. E aqui chamo a atenção de como sua voz foi tão importante na luta contra a terrível ditadura militar na Argentina e o preço que Mercedes Sosa pagou por ser uma das vozes contra as ditaduras que assolavam o subcontinente sul Americano entre as décadas de 1960 a 1980. E ouvi-la em diversos momentos da carreira é uma experiência fabulosa.

Virunga

image

Este documentário produzido pelo Netflix acompanha a luta de gestores e guardas florestais para preservar o parque nacional Virunga e sua biodiversidade local. Numa região da África tomada por conflitos civis que ora se intensifica, ora diminuem e se estabilizam, esses verdadeiros heróis precisam enfrentar não apenas caçadores e seus rifles, mas também um sistema corrupto que destrói o país e toda a sua riqueza natural, enquanto alimenta e é alimentado por empresas estrangeiras interessadas em explorar de forma predatória os recursos naturais do parque Virunga. Ao terminar de assistir, fiquei tão sensibilizado que fui doar uma grana para o parque, o que pode ser feito via cartão de crédito internacional. Dei 5 estrelas para este documentário.

A Vida Privada dos Hipopótamos

image

Este é um documentário que poderia dizer que transita entre o real e o imaginário. A história acompanha um estadunidense que, com uma vida pacata e sem graça, decide viajar à Colômbia e lá conhece uma mulher colombiana que lhe “tira o rumo” e o faz mudar completamente de vida. E parte dessa mudança de rumo diz respeito ao tráfico internacional internacional de drogas. Vamos acompanhando a narrativa do sujeito e, não é de se surpreender, ele se identifica numa inocência digna de desenho da Disney. Engana outro, né?! E tem a mulher misteriosa, descendente de mãe colombiana e pai japonês, com uma vida na ponte aérea entre países negociando e atuando como “namorada de aluguel” e que, no final das contas, nos perguntamos: ela existiu mesmo?

E-Team

image

Acompanhamos neste documentário a atuação de um grupo da organização não governamental Humans Right Watch em diversas regiões do mundo onde existem conflitos que atingem drasticamente os direitos humanos. Há um equilíbrio entre mostrar a vida privada de algumas dessas pessoas e a atuação nas regiões de conflito, registrando depoimentos de pessoas locais, registrando com fotos e vídeos os cenários desoladores como da guerra civil na Síria. Dei 5 estrelas para este documentário.

VIPs – histórias reais de um mentiroso

image

Pense num documentário que me fez morrer de rir. Foi este. Retratando a história do bonachão que enganou “meio mundo” no camarote vip no carnaval do Recife fazendo se passar pelo “filho do Constantino”, dono da Gol Linhas Aéreas. Além dessa clássica história (que mostra a futilidade máxima dessas celebridades de TV), acompanhamos a trajetória de Marcelo Nascimento Rocha e como usava a mentira para “vencer na vida”. O mais impressionante é o nível de inteligência dele, o que impressionou até a documentarista. Muito bom documentário.

The True Cost

image.jpeg

Outro documentário impactante, mas agora voltado a mostrar o custo social das grifes de roupas. Neste documentário, acompanhamos essa relação perversa entre o que é pago (uma miséria de dólares ou centavos de dólares) às trabalhadoras e trabalhadores (incluindo aí crianças) em países em desenvolvimento e o preço final dos produtos. O melhor, ou pior na verdade, é a forma como os responsáveis pelas grifes pouco se importam (além de discurso bonitinho) com quem produz aquelas roupas sob condições completamente degradantes, e mesmo o consumidor final que, sob o completo véu da ignorância e da alienação, não tem a menor ideia de onde e como seu casaco foi produzido.

Anúncios

Um pensamento sobre “8 Documentários Recomendados no Netflix

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s