História em Quadrinhos

Bryan Hitch insuperável

Em geral, fãs de histórias em quadrinhos “sofrem” de grandes dilemas em torno de quais seus escritores preferidos. Alan Moore escreve muito, bem como Grant Morrisson, Neil Gaiman, Lourenço Mutarelli,  ou Warren Ellis, sem falar em Garth Ennis, Jamie Delano ou Frank Miller antes de ser abduzido. Somente destes que citei, podemos perceber inúmeros estilos narrativos. Garth Ennis usando e abusando de escatologia para mostrar coisas podres que escondemos debaixo do tapete ou os dilemas morais que o cotidiano nos impõe, Gaiman tem a poesia em quadrinhos, ao menos quando leio e releio Sandman é o que me inspira ao ver quão bem sua fantasia urbana retrata magistralmente também o cotidiano, poderia continuar a descrever o que os outros autores nos trazem, por meio de suas narrativas, mas o foco desse post não são os roteiristas, mas sim aqueles/aquelas que ilustram suas histórias, especialmente um: Bryan Hitch.

images (4)

Se Alan Moore é meu escritor preferido de HQ, cheguei a conclusão que Bryan Hitch é o meu ilustrar preferido. É claro que na minha lista tem outros gigantes como Alex Ross, Moebius, David Mazzuchelli, Eduardo Risso, Phil Jimenez, entre tantos outros e outras pessoas que, com sua arte, guiam a imaginação de fãs de HQ pelo mundo. Mas o caso é que, assim como Alan Moore é meu escritor preferido de HQ, Bryan Hitch é meu ilustrador preferido. Digo e repito. As razão são várias, mas algumas merecem compartilhamento: sua arte expressa magistralmente a ambiguidade de personagens como nenhum outro artista consegue (em minha opinião), quando Hitch ilustra algo, ele realmente ilustra, não economiza na magnitude daquilo que quer representar. Esse aspecto é extremamente interessante se olharmos para sua trajetória profissional: ele havia desenhado a Liga da Justiça para a DC Comics e há uma história, escrita por Mark Waid, chamada “Escada para o Céu” que já começamos a perceber quem era aquele ilustrador: a grandiosidade que Waid escrevia era detalhadamente retratada por Hitch.

marvel_comics_the_ultimates_desktop_2650x1992_wallpaper-1065454

Depois, quando Hitch passa a ilustrar o Authority para a Wildstorm, essa grandiosidade é, redundância a parte, ampliada: se o Authority combatia invasores extra-dimensionais, Hitch sabia colocar no papel exatamente o terror desse momento nas grandes cidades. Aí há um aspecto interessante de sua produção artística: Hitch consegue como poucos ilustrar as cidades e usar e abusar dos seus “recursos” como ruas, prédios, parques como elementos para dinamizar a história. E ali, em meio a tanto concreto e asfalto, Hitch ainda mostra as pessoas. Sim, os inúmeros civis que são afetados por um Hulk descontrolado como visto no volume 1 de Os Supremos pela Marvel Comics ou mesmo alienígenas, pessoas de outros mundos, em meio a um conflito entre o Authority e “Deus”. O espanto, neste sentido, é parte da urbanidade da história que Hitch narra em quadrinhos.

1Agora, estou falando em 2015 mesmo, Bryan Hitch volta a publicar para a DC Comics e não apenas como ilustrador, mas como escritor. E, como não poderia deixar de ser, tratei de ler a HQ. E mais uma vez lá está Bryan Hitch magistral, mas não apenas na sua forma de ilustrar uma história, mas como quem  a concebeu como roteirista. Para quem é fã de Hitch está tudo lá e me pareceu que Hitch, agora como escritor, apreendeu o melhor das suas experiências trabalhando ao lado de Warren Ellis, Grant Morrisson, Mark Waid e Mark Millar, entre outros.  Muitos reclamam de seus atrasos, mas quer saber de uma coisa? Foda-se o atraso, que ele entregue no seu prazo e que tenha paz pra produzir mais e mais HQ’s enquanto estiver a fim.

Bryan Hitch é fóda. Para quem quiser conferir o último trabalho dele para a DC Comics, a série Liga da Justiça da América, pode clicar aqui e se maravilhar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s