Realidade Overpower

O Enigma Cultural da América Latina para um Brasileiro

Como estou finalizando uma etapa da pesquisa de meu alter ego na Colômbia, fiquei pensando nas similaridades e diferenças entre os países aqui da América Latina. Já conheço alguns mais outros menos, mas todos que visitei (México, Colômbia, Peru, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai) mostram uma riqueza imensa, seja cultural ou ambiental. Essa impressão me faz ficar perplexo em como o Brasil deu as costas por tanto tempo a esta rica América Latina.

MAPA-AMERICA-LATINAÉ sério. Durante muito tempo (e me tomo como exemplo), a América Latina era uma grande incógnita e o mais estranho era que o que lia, o que escutava e também o que dizia apontava que o Brasil (pasmem!) no fundo nem era bem América Latina, estávamos aqui por alguma circunstância histórica estranha. Éramos mais como a Austrália, uma ilha enorme cercada de outros povos completamente distintos. Engraçado é que no Brasil, em muitas rodas de conversa, essa “acusação” é lançada aos argentinos e argentinas. Sou da opinião que, no fundo, todo mundo se estranha em qualquer lugar do mundo: catalães na Espanha, turcos entre a Ásia e a Europa, Australianos colonizados por britânicos num país na Oceania e os exemplos são inúmeros, com maior ou menor intensidade.

Mas será que é assim mesmo? É só se perguntar: quais são seus cantores e cantoras latino americanos/as preferidos/as? E as bandas? e os filmes? e os escritores?

Estou fazendo essas perguntas porque o que nos chega dos outros países da América Latina é muito pouco. Literatura talvez seja “mais fácil”: Gabriel Garcia Marquez, Roberto Bolanos, Ernesto Sábato, Jorge Luis Borges, Pablo Neruda, Isabel Allende, Octávio Paz e por citar outros tantos escritores e escritoras, tenho a impressão que a literatura tem fronteiras mais tênues entre os países, mas e a música latino americana? Uma vez, não lembro em que ano e em qual destes países, me perguntaram quais minhas bandas preferidas da América Latina. Fiquei em silêncio. Não sabia responder porque não conhecia de verdade. “Nem Café Tacuba?”, perguntou-me horrorizado. Esse camarada perguntou, então, quem conhecia de cantores/as e bandas. Respondi, meio que na vergonha, que gostava e muito desde criança da Mercedes Sosa e também de Buena Vista Social Club. E quem mais? Daí citei quem conhecia, mas não necessariamente gostava: Fito Paez, Shakira, Pablo Milanez, daí a memória já ia desaparecendo. Lição que aprendi: vou a um país, trato de ir a uma loja de discos ou melhor, trato de comprar CD de bandas que tocam “en la calle”. Foi a forma que aprendi de descobrir as músicas locais diretamente. Essa banda de jazz que postei o vídeo a escutei tocar en San Telmo, Buenos Aires, Argentina. Muito boa mesmo.

Estou falando de música, mas poderia ser filmes também. E aí a dificuldade é a mesma. Quais são seus filmes latino americanos preferidos? Nunca me fizeram essa pergunta, mas eu me fiz e elegi uma lista daqueles que são os meus preferidos (lista bem diversa de estilos, mas todos ficção, porque se incluísse documentários a lista seria gigantesca):

Amores Perros

Sete Caixas 

Nove Rainhas

O Segredo dos Seus Olhos

También la Lluvia

XXY

tambien-la-lluvia-2011-critica

Tambien-la-lluvia

Poderia acrescentar diversos outros. Definitivamente, a América Latina, composta por uma diversidade de países da qual o Brasil é parte, produz cinema da melhor qualidade. E, pelo que tenho presenciado nas viagens à trabalho ou mochilando, cada vez mais brasileiros e brasileiras buscam conhecer mais e melhor estes países, alguns na preferência (como Argentina e Chile que, inclusive, já sabem seus vendedores ou garçons que quando alguém pergunta “aceite cartón” é brasileiro/brasileira). Estou curioso para conhecer o Equador e a Bolívia, na América do Sul, e Cuba no Caribe e a Guatemala na América Central. Quem sabe ano que vem mochilando?!

Um pensamento sobre “O Enigma Cultural da América Latina para um Brasileiro

  1. Também sinto isso. Por um tempo pensei que a língua contribuía para nosso afastamento, mas eles sabem dos nossos cantores e bandas, nós não sabemos nada deles. Um pouco também é porque o Brasil quer ser hegemônico (de fato é) na América Latina e aí dá pouca pelota pros vizinhos. Criticamos os EUA, mas até nisso os imitamos. Uma lástima.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

