Literatura de Ficção Científica

Ebook gratuito! Universo Desconstruído – ficção científica feminista

Sabe uma daquelas oportunidades que, quando surgidas, você não pode deixar passar? Pois é. Felizmente ocorreu comigo recentemente. E uma oportunidade literária! Fui convidado por Lady Sybylla, do Momentum Saga, a participar de uma empreitada literária Sci Fi com o objetivo de trazer algo do Feminismo na produção de um conto de ficção científica. De acordo com Lady Sybylla e a Aline Valek, organizadoras da coletânea Sci Fi:

“O que nós queríamos com a coletânea?
Inverter papéis;
Evitar a sexualização da mulher;
Evidenciar a opressão de gênero;
Abordar questões raciais e de classe;
Mostrar mulheres como indivíduos ativos, líderes, guerreiras;
Evidenciar os problemas que temos em relação ao machismo, homofobia, transfobia, racismo, etc;
Transgredir os estereótipos femininos e masculinos comumente explorados na FC, sem que isso signifique desqualificar o gênero masculino;
entre outras coisas.
Traduzindo, queríamos sair do ‘mais do mesmo’. Mesmo que o movimento feminista tenha uma luta legítima, a produção interna para mostrar que é possível quebrar a rigidez que existe na cultura machista e produzir algo que não exclua ninguém é praticamente inexistente e neste quesito, a crítica ao feminismo é válida. Muita gente pode torcer o nariz por ser uma obra de ficção científica feminista. Talvez a obra sirva para mostrar que é possível fazer o diferente.”
Achei sensacional! A Coletânea “Universo Desconstruído” é diversificada e isso faz uma diferença pra melhor. Autoras e autores criaram histórias que transitam de distopias a dramas psicológicos, algo que só enriqueceu a coletânea. E também me dei conta da responsabilidade, já que literatura Sci Fi com ênfase feminista no Brasil é incipiente. E, assim, mergulhei na idéia de trabalhar algo relativo ao feminismo, mas especialmente da humanização de minorias no âmbito da Ficção Científica. Meu conto, especificamente, se chama “Meu Nome é Karina”. Espero que leitores e leitoras do Cabaré das Ideias possam ler e mesmo opinar sobre a coletânea “Universo Desconstruído”. O livro é gratuito e está disponibilizado em  PDF, epub e mobi. Será uma grande satisfação sua leitura e divulgação.. Caso queira conhecer mais do projeto, acesse a página http://universodesconstruido.com/ e viaje conosco!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s