Music in the Space

Dave Brubeck: que falta você já nos faz!

image

Estou escrevendo com atraso esse post porque estou em viagem e se há uma situação difícil para manter posts regulares num blog é esta. E justamente por isto não tive a oportunidade de prestar uma homenagem a um dos maiores jazz de todos os tempos, falecido semana passada aos 91 anos: Dave Brubeck. A morte de um ícone cultural sempre é dolorida para tod@ e qualquer fã. Só neste ano, grandes ícones da cultura que aprecio por longa data já pularam. De memória me surge os nomes de Moebius (gênio das histórias em quadrinhos) e, agora, o mestre Dave Brubeck, pianista de jazz que elevou o piano a um patamar que só gênios poderiam. E a morte deste último me deixou melancólico e saudoso. Por que? Simples. Foi por meio de Dave Brubeck, ao lado de Pet Metheny e Stan Getz, que conheci o jazz. Depois deles vieram Charlie Parker, Miles Davis, John Coltrane, Nina Simone, etc. Mas foi Dave Brubeck um dos pioneiros, foi por meio de sua arte musical sem igual que me envolvi com o jazz e nunca mais pude me afastar desse gênero musical que é único e, pra mim, indiscutivelmente divino. Não pude deixar de “beber seu defunto” no dia e o fiz com um bom vinho, como seria fundamental. Quando escuto jazz, sinto aquela sensação que Mircea Eliade se referia como “hierofania”. Deixo um link ofertado por uma Musa, verdadeira Vênus, com a discografia de Dave Brubeck para fazer download. E desfrutar do êxtase que só o bom e velho jazz permite. Para tanto, basta clicar neste aqui .

E para degustar uma das canções mais sensacionais do jazz ou qualquer que seja o gênero musical: “Blue Rondo a la Turk”, música que seguramente pode constar de qualquer Top 10 da história do jazz. Dave Brubeck já faz falta neste mundo.

2 pensamentos sobre “Dave Brubeck: que falta você já nos faz!

Deixe um comentário

