Sci Fi no Cinema

O Mérito da Ficção Científica

O maior mérito da Ficção Científica é dela ser uma arena diferenciada para a discussão de coisas mais profundas. É um lugar onde podemos discutir Filosofia, Religião, Metafísica de um jeito diferente.

Não interessa tanto apresentar novas tecnologias, imaginar que o homem está em outros planetas ou da forma como ele lida com a forma como faz bolo ou vai no banheiro. Essa é uma camada superficial da Ficção Científica que já estava presente no gênero da Fantasia, até aí, no big deal. neuromancer do Gibson é um marco na história da FC Cyberpunk pois sugeriu a existencia do ciberespaço, falou como seria o mundo no futuro, motos, drogas, disquetes, cabos… mas tem uma densidade intelectual de um penico. 

O charme e a elegância da Ficção Científica está em promover a discussão da relação entre o Homem e o estatuto da Humanidade com a tecnologia e a Ciência que cria, característica intrínseca da melhor Ficção Científica. Aí, reciclar temas e uma estética de filmes e livros anteriores não é um problema: o primeiro filme do cinema mostrava um foguete com o homem chegando na Lua. Isso temos em Star Trek, Star Wars e afins. O que interessa mesmo (e o que é a camada mais densa e mais complexa da Ficção Científica, que infelizmente nem todo mundo entende) é a capacidade de reflexão dentro da obra. É por isso que Blade Runner é genial, por exemplo. Não estamos falando de robôs e andróides lá, nem da tecnologia do futuro decadente, estamos falando sobre nós e sobre a maneira como lidamos com algo estranho à Humanidade. 

Duna de Frank Herbert não tem nada de futurístico-ultra-genial-mirabolante. O Asimov escrevia reto feito uma porta. Star Wars copiou Fundação em alguns pontos. Se vocês querem apreciar e realmente gostar da Ficção Científica pela maneira como ela se propõe (e é o que faz melhor), devem se distanciar dessa leitura superficial da coisa toda. Não interessa a qualidade dos monstros, a reciclagem de temas ou se o filme deu ou não deu todas as respostas. O que interessa é se esse filme ou livro ou HQ ou o que seja fez você pensar. A FC é composta e passível de ser lida por inúmeras camadas… ler por uma ou outra só é empobrecer o gênero.

Anúncios

4 pensamentos sobre “O Mérito da Ficção Científica

  1. Pingback: O Mérito da Ficção Científica ou como “Tudo se perde no tempo como “lágrimas na chuva” | Ficção científica literária | Scoop.it

  2. Eu li recentemente… infelizmente não lembro onde, pois eu recebo 4208438952 alertas do Google diferentes que dizia que alguns filmes, séries, livros não podem ser chamados de ficção científica e sim uma ciência fictícia, já que determinados momentos dos filmes, naves, efeitos, situações parecem implausíveis, fantásticos e exagerados demais. Eu acredito que existam casos e casos e assim podemos nomear algo como ficção científica ou como ciência fictícia dependendo do enredo.

    Apenas acho que o gênero hoje em dia fica devendo para os fãs, pois caiu na mesmice. Os lançamentos no cinema são todos muito parecidos, carregados de efeitos e com um enredo fraco. Tenho por isso procurado filmes que não sejam blockbusters justamente para sair dessa mesmice. Tenho reassistido todas as minhas séries favoritas, mas confesso que tá bem difícil ver o mercado assim parado. Mas como este é um gênero mutante, resistente e inovador, em breve sairemos desta inércia.

    Abraço! 😀

    Curtir

  3. Bom dia, Victor Hugo.
    Ficção científica é um dos meus gêneros literários preferidos e, pelo menos no cinema, vem sofrendo de uma simplificação absurda e nociva (Prometheus é um bom exemplo de um filme que poderia render um excelente filme, mas, ao se enveredar pela pegada mais comercial, acabou decepcionando).
    Pelo menos nos livros, esta inesgotável fonte de ideias jamais desmerecerá.
    Abraço.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s