Sci Fi no Cinema

Top 5 Piores Filmes de Ficção Científica

Acho que fazer um Top 5 de melhores filmes de ficção científica é, até, relativamente fácil perto de elaborar um Top 5 de piores filmes de Ficção Científica. E sabe porque? Porque Roliúdi lança, por toneladas anuais, séries e mais séries de filmes de Sci Fi ruins, muito ruins e pessimamente ruins. Então elaborei esse Top 5 de piores filmes de ficção científica me baseando em poderosos critérios múltiplos e interconectados, ou seja, a capacidade para me causar: constrangimento, estranhamento, repulsa e aversão. E vamos lá apontar essas pérolas de mau gosto e mau agouro para apreciadores de um bom filme de ficção cientíica (e só valem filmes, séries de Sci Fi só para outro post).

5) Bill & Ted: Uma Aventura Fantástica: Só coloquei este filme “sessão da tarde” neste Top 5 porque passava muita raiva, quando era criança, em ser obrigado a assistir essa bosta de filme umas 10 vezes por ano (ou mais) na Sessão da Tarde na Rede Globo, época pré-internet e com poucas alternativas para descobrir um vasto mundo cinematográfico de Sci Fi. E porque, além desse trauma infantil, esse filme “Bil & Ted: uma aventura fantástica” está entre os 5 pores filmes de ficção científica? Simples. Gastaram uma grana pra produzir uma droga de roteiro escrito enquanto alguém cagava. Só pode. Filme sem pé e nem cabeça no mal sentido mesmo com adolescentes que viajam pelo tempo. Dá um tempo pra cabeça. O problema não é viajar pelo tempo, H. G. Wells já escrevia sobre isso no século XIX da Era Comum, mas sim o climão ovomaltine do filme com piadas idiotas (e pior ainda quando “tocavam guitarra”). Eu torcia pra que retornassem ao período cambriano e ficassem por lá. Ah, este filme já apresentava o mundo sci fi ao Keanu Reeves. E podem notar que ele mantém a mesma cara. Provavelmente é o primeiro cyborg da história.

4) Independence Day: um filme constangedor dirigido por Roland Emmereich com um roteiro raso que, talvez, inaugure verdadeiramente o cinema de sci fi desinteligente. Nesse “paradigma de cinema sci fi desinteligente” não é necessário um roteiro minimamente inteligente, as coisas acontecem rapidamente e tudo está às claras e são necessárias apenas explosões, patriotismo barato estadunidense, mais algumas explosões e personagens canastrões inseridos numa trama mediana e cretina que não explica nada, até mesmo porque se explicasse eu acredito que o filme implodiria. Independence Day é um perfeito exemplo de filme que poderia não ter existido.

3) TODOS OS TRANSFORMERS: para a terceira honrosa colocação, a trilogia Transformers de Michael Bay. Embora goste bastante das animações, os três filmes dos Transformers são, para mim, produções únicas. No caso, únicas em sua mediocridade. Novamente, roteiro pífio. Também personagens canastrões, especialmente os militares com poses de manequins de lojas Riachuelo, C & A e Renner e conteúdo raso feito água de bacia. O último filme, Transformers – Dark Side of the Moon – foi o ápice da canastrice patriótica de Michael Bay e deixou o que já era ruim (o próprio Michael Bay admitiu isso em relação ao segundo filme – A Vingança dos Derrotados) pior ainda. Só o que salva em Transformers é a Megan Fox.

2) A Reconquista: não há como, até hoje, deixar de incluir como um dos piores filmes de ficção científica essa pérola adaptada da obra do mentor da Cientologia L. Ron Hubbard intitulada como “Battlefield Earth” e traduzida no Brasil como “A Reconquista: campo de Batalha – Terra”. John Travolta foi o produtor dessa pérola de filme ruim e investiu milhões de dólares num filme que foi aclamado por crítica  como um dos piores filmes de todos os tempos e, consequentemente, resultou num retumbante fracasso de bilheteria. Especialmente na ficção científica, sou tranquilo em assegurar que é um dos piores mesmo. Pior pela história batida, de alienígenas que chegam à Terra, a dominam rapidamente, escravizam os humanos e muito tempo depois, pela ganância de um alienígena, acabam ensinando aos humanos técnicas dos invasores. É o princípio da rebelião. O elenco do filme era bom, vejam bem, tinha Forest Withaker (que sou fã de carteirinha) e o próprio John Travolta. Mas foi um fiasco. E isso porque a história foi apresentada apenas em seu inicio, ainda haveria outros dois filmes – originalmente – mas depois do fracasso, nem com reza braba. Sem duvida que esse filme é ruim e por isso merece estar na honrora segunda colocação do Top Five. Assista-o, mas garanto: não valerá a pena. :p

1) Highlander 2 – a ressurreição: O que foi aquilo? como conseguiram estragar um filme espetacular como Highlader, com sua aura de magia e, em seu lugar, colocar um enredo torto e mal elaborado sobre guerreiros alienígenas exilados de um planeta dominado por um ditador e que se tornam, na Terra, imortais. Os produtores dessa vergonhad e filme, realmente, só estavam interessados em dinheiro. Como Highlander foi um sucesso de bilheteria (inesperado, diga-se de passagem), a ganância dos executivos foi tamanha que criaram uma história estapafúrdia, conseguiram convencer Christopher Lambert e Sean Connery (porra, isso porque ele “escolhe” bem seus papéis) e fizeram uma porcaria de filme que merece ser considerada a pior produção de sci fi de todos os tempos. Putz, relembrem: Ramirez morre pelas mãos de Kurgan e Kurgan morre pelas mãos de Mcleod ao final do filme para representar bem a máxima: só pode haver um. Mas nesta bobagem de Highlander 2 – a ressurreição, Ramirez retorna (não sei de onde, talvez de uma praia porque Sean Connery estava bem bronzeado nesta continuação) diante do chamado de Mcleod – e isso lá na Escócia, vestido como um espanhol do século XV e, de repente, aparece de bobeira em Nova York, justamente na casa de Mcleod. Há lógica em tudo isso? Só se Ramirez estivesse em contato com o Capitão Kirk ou Spock e pediu o favor de teletransporta-lo da Escócia para Nova York. Só não me perguntem porque não “retornou” logo em Nova York e teve de se dar esse trabalho todo aparecendo na Escócia. Ok! Sou puto com esse filme e por isso é o pior filme de ficção científica (sim, porque acabou se tornando um filme de ficção científica e o pior de todos os tempos, ao contrário do primeiro filme que teria uma pegada de “fantasia realista” e se tornou um clássico que NUNCA DEVERIA SER REFILMADO).

Anúncios

6 pensamentos sobre “Top 5 Piores Filmes de Ficção Científica

  1. Cá com os meu botões tem um filme que sempre precisa entrar em qq lista: comédia, sci-fi, aventura, drama, horror: WATERWORLD… hehe
    Concordo com a listinhal, mas não assisti Reconquista..

    Curtir

  2. em algumas opções eu acho você está confundindo efeitos especiais, ação, comédia, disaster movie e aventura com sci-fi, e convenhamos que ficção científica não é apenas isso, alias tem muito filme pior por ai que não estão na lista

    Curtir

    • Não acho que tenha confundido, sci fi é, na verdade, um grande guarda-chuva onde cabem sub-gêneros, etc. Este Top 5 que criei foi baseado na premissa sci fi das histórias, independentemente do gênero. Mas como todo Top 5, muita coisa fica de fora, inclusive deveria inserir Waterworld, aquela aberração cinematográfica SCI FI, mas ficará para um outro Top 5.

      Curtir

  3. Independence Day vai razoavelmente bem até a parte da invasão dos sistemas alienígenas com o vírus do Dave… Não sabia que o DOS já estava espalhado pela Via Láctea. 😛

    A Reconquista não mereceu a película onde foi gravado.

    E Transformers tem um primeiro filme razoável, um segundo filme sofrível e um terceiro filme totalmente “cortem os pulsos”.

    😀

    Curtir

  4. Eu NÃO concordo com Independence Day na lista dos piores. Tem muita coisa pior por aí e eu diria que a imaginação implantada nesse filme (seres extraterrestres com tecnologia muito superior à nossa) poderia sim muito bem existir, então não vejo como um filme “nada com nada” como foi colocado.
    Se aparecerem na Terra seres de outros mundos ANTES que o homem chegue, com certeza terão sim tecnologia mais avançada. E quanto à “viagem” de se colocar o vírus na nave-mãe, realmente eh uma “viagem”, mas… não é FICÇÃO? Se fosse realidade seria DOCUMENTÁRIO.

    Eu colocaria fácil “E.T.” que todo mundo baba ovo e é um filme que esse sim não tem o menor sentido científico e sim infantil.

    Mas enfim, gosto é gosto e cada um tem o seu. Abraxx a todos.

    _X_

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s