Literatura de Ficção Científica

Top 5 Livros de Ficção Científica

Tomando café e falando bobagem com o Trekker do Ao Sugo, chegamos a conclusão que seria interessante nessa altura de nossas vidas fazermos alguns “Top 5” como o personagem “Rob” faz no excelente livro “Alta Fidelidade” (que resenharei logo, logo). Como disse, alguns cafés e muito bate papo depois, cheguei a minha lista (maldita, sempre maldita porque muita coisa boa fica de fora) de 5 livros de ficção científica que precisam ser lidos de toda forma por qualquer nerd que se preze e se respeite. E a decisão, claro, foi difícil, mas vamos lá!

1) Duna de Frank Herbert: não tem jeito, Frank Herbert, na minha opinião, criou a maior obra de ficção científica de todos os tempos. O cara foi meticuloso em sua criação, foi equilibrado entre o descritivo e o mergulho psicológico nas personagens de Duna. É um tijolo de livro que já li 3 vezes e logo, logo irei degustar novamente. O interessante de Duna é que com o passar do tempo passei a sentir sede ao (re) devorar suas páginas. E porque Duna em primeiro lugar? Bah, usei o critério de impacto. Porra! Muad’ib ao tomar a melange e atingir a Presciência…pela Força! Sempre me dá uma inveja do cascalho!

2) O Homem do Castelo Alto: Philip K. Dick é um baita escritor. Já deixei isso claro em vários e vários posts aqui no Cabaré das Ideias e no Ao Sugo. E sua obra “O Homem do Castelo Alto”, Philip K. Dick nos apresenta uma realidade alternativa, no qual a Alemanha Nazista e o Império Japonês venceram a Segunda Grande Guerra. A história nos é apresentada por diversos personagens e, para meu saboroso espanto, através das varetas do I Ching. Pertubador, no mínimo pertubador, como uma ficção científica.

3) Valis: outra obra pertubadora de Philip K. Dick. Desta vez, o escritor estadunidense nos apresenta sua intimidade e, pra dizer a verdade, sua loucura. O narrador é Horselover Fat, mas este Horselover Fat é na verdade o próprio K. Dick, mergulhado num desespero existencial e em busca de respostas para uma revelação divina oriunda de Valis, que ja encarnou em Jesus Cristo e no Buddha e, agora, novamente é encarnada. O livro trata da busca de Fat/K. Dick para respostas para seus devaneios (inclusive uma narrativa transtemporal). É magnífico, mas é uma obra magnífica que custou a alma do escritor.

4) A Invasão Divina: reconhecida como parte da Trilogia Valis (que inclui Valis, A Invasão Divina e A Transmigração de Timothy Archer), mas mais poética que Valis. Enquanto Valis é desesperante, a Invasão Divina nos apresenta a dualidade entre bem e mal de uma perspectiva mais sublime e essa característica mais soft deixa “A Invasão Divina” realmente inspiradora. Li duas vezes e me encanta sempre reler a obra, especialmente pelo belo Lado Feminino da Divindade, que me inspirou, através de suas lições e o desenrolar da trama, tanto que quase chorei de tamanho espanto. Já bebi alguns bons vinhos declamando trechos de “A Invasão Divina”.

5) Contato de Carl Sagan: o que esperar de Carl Sagan como um literato? Uma obra grandiosa, claro. E é isto que o leitor e a leitora de ficção científica vão encontrar em “Contato”. Uma excelente história sobre como seria nosso primeiro contato com inteligências extraterrenas. O livro é inspirador na medida que mergulha muito mais na humanidade do que na extra-humanidade. E Carl Sagan foi um verdadeiro maestro em conduzir uma trama simples que buscou discutir os limites de nossas crenças. Excelente livro. Precisa estar na prateleira de qualquer leitor (a) de ficção científica que se preze!

Imagino que muita gente ficará decepcionad@ com meu top 5. Mas é kamma, né? Faltam clássicos como Neuromancer de William Gibson, Fundação de Isaac Asimov, Do Androids Dream Eletric Sheep? de Philip K. Dick ou 1984 do George Orwell, mas esse meu Top 5 se guiou muito mais pelo impacto que cada livro causou na minha vida em momentos que transitaram da adolescência até a vida adulta. E como brinde, deixo aqui um link para o download de um podcast intitulado “Contratando Replicantes” que participei com Victor Hugo, vulgo Trekker, e Marcus Vinicius, cozinheiros do Ao Sugo. Acesse e faça o download clicando aqui. E descubra os meandros de algumas obras de ficção científica guiadas por ovelhas e formigas elétricas e outros seres peculiares.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Top 5 Livros de Ficção Científica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s