Realidade Overpower

A Hipótese dos Antigos Astronautas

Recentemente li um post no Momentum Saga intitulado “Astronautas do Passado” e retomei algumas antigas lembranças dos meus saborosos devaneios ufológicos juvenis ao ler, pela primeira vez, “Eram os Deuses Astronautas?” de Erik von Daniken. E digo “saborosos devaneios ufológicos juvenis” por ainda não ter estabelecido uma noção maior de criticidade e mesmo de base científica para analisar todas aquelas informações históricas enviesadas pela Ufologia de von Daniken. Mas ainda que esse senso maior de criticidade e criação de base científica tenha se formado, toda a ideia em torno do contato entre terrestres e alienígenas ainda é muito estimulante para se pensar a (s) realidade (s). Sim, contando com o plural pra definir a realidade porque, afinal de contas, não há uma única cultura, não há uma única forma de se experenciar a história (o tempo), então porque apenas a ideia de uma “realidade”?

Ilustração de Atlântida segundo a descrição de Platão

Acho que uma boa parte da questão sobre os antigos astronautas se resume à História. E no caso, a História nos chega em pedaços para que aqueles e aquelas que se dedicam ao estudo da História possam nos dizer, de certa forma, como foi o passado (não resgatar, porque quem resgata é bombeiro). E parte dessa história que chega aos pedaços me faz ficar muito alerta quanto a forma como as elites pensantes conduziram a informação e a distribuiram.

Veja-se o caso dos Manuscritos do Mar Morto ou de Nag Hammadi, acho muito dificil que a Igreja Católica não soubessse e mesmo tivesse em sua famosa biblioteca exemplares de textos apócrifos tidos como “desaparecidos”. A informação existe, mas não era compartilhada. A própria “segurança científica” só começou a imperar há pouco tempo. E a ciência nasceu do questionamento e não do dogma. Dogma é religião. Ciência é ceticismo, mas não ceticismo que impede a pessoa de avaliar possibilidades que se transformam em hipóteses, até mesmo porque se o cientista se pautar em limitar sua imaginação não fará boa ciência. 

E ciência é desafiar os limites daquilo que é visível. Dai chego a questao dos antigos astronautas. Negar sem provar é o mesmo que afirmar sem provar. A diferença é a capacidade de analisar e falsear suas hipóteses. Relatos de antigas civilizações anteriores a atual humanidade pipocam (Mahabaratta, Epopeia de Gilgamesh, etc) e o “contato” com os deuses era comum e por eles não terem nossa ciência significa que o que afirmam é inteiramente fantasioso? como provar isso? serve o “argumento pela ignorancia” neste caso? Boa parte desse conhecimento técnico antigo se perdeu (veja-se o relato sobre os carros voadores no Mahabaratta), assim como os relatos de como eram as civilizações pré-última Era Glacial ou, no caso do Oriente Médio e Proximo, pré-Dilúvio. Tenho a forte desconfiança de que os mitos nascem de verdades, descobrir a gênese de tudo isso é que se constitui o maior desafio.

Por exemplo, as pirâmides do Egito, foram construídas pelos alienígenas? Eu duvido muito, concordo com a Sybilla do Momentum Saga que seria limitar de verdade as capacidades humanas. E seriam os humanos “fantoches” dos alienígenas, em algum momento? É uma visao, que pode estar errada (e acredito nisto), mas não inviabiliza a possibilidade de que possam ter existido contatos entre especies de mundos diversos. Não precisam ser humanoides e nem mesmo reptlianos. Mas podemos pensar em possibilidades. Como chegaram até a Terra? A possibilidade de contato com alienígenas é viável, mas tem de ser debatida de forma razoável e racional e não com paus e pedras de lado a lado.

3 pensamentos sobre “A Hipótese dos Antigos Astronautas

    • Hahahaah o que tem de véio lelé não ta no gibi. Acho que o mais lelé que ouvi dizer foi o Diógenes, que andava peladão tranquilamente enquanto discutia filosofia com a galera em Atenas antiga. =p

      Curtir

Deixe um comentário