História em Quadrinhos

Quem é o maior dos Lanternas Verdes?

Acho que serei rápido em responder a essa pergunta título do post. E ela é, antes de mais nada, negativa: NÃO é Hal Jordan!

Sei que muito DCnauta vai torcer o nariz, vai chiar e ficar puto, mas minha opinião é esta. E para responder a essa pergunta, vou um pouco mais além: também não Kyle Rayner.

Então, pela Força!, quem é o maior dos Lanternas Verdes?

Sinestro. Ou John Stewart?

Na verdade não sei bem se é Sinestro ou John Stewart. Sou muito mais fã de John Stewart. Mas Geoff Johns, nos últimos anos, reconstruiu a personalidade de Sinestro como nunca nenhum outro escritor o fez. Desde Lanterna Verde: Renascimento as personalidades dos principais Lanternas Verdes foram remodeladas para melhor, mas Sinestro, desde essa saga retorno de Hal Jordan, ganhou cada vez mais espaço e mesmo “simpatia” entre os leitores e leitoras. Enquanto Hal Jordan é um “babaca” e dado a fazer inúmeras coisas estúpidas, Sinestro é estratégico e planeja suas ações de forma detida e racionalmente. Mas, de qualquer forma, ele não deixou de ser vilão neste tempo todo e um vilão se faz através de suas ideologias e de seu comportamento. E Sinestro já provou ultrapassar, inúmeras vezes, os limites do bom senso, mesmo com intenções “nobres”. É neste ponto o gancho que vejo com John Stewart.

John Stewart também se mostrou capaz de realizar inúmeras façanhas e, também, inúmeras ações atrozes, por sua arrogância ou ausência de espírito mais “esperançoso” – como Kyle Rayner detém – causou a destruição de Xanshi e do planeta Lanterna Verde Mogo. Neste caso, John Stewart é conhecido como o “O Destruidor de Mundos”.

E são justamente estes fatores que me fazem pensar, enquanto bom DCnauta de bobeira lendo suas HQs, o quão interessante seria observar um grau de interação maior entre Sinestro e John Stewart. Duvido muito que o conflito que existe entre Sinestro e Hal Jordan seria reproduzido entre Sinestro e John Stewart. Do ponto de vista de certa lógica criativa, os objetivos de Sinestro e John Stewart não são iguais, mas também suas diferenças não são tão gigantescas como as existentes entre Sinestro e hal Jordan.

Seria uma dinâmica boa de histórias para ambos os personagens, mas nem Geoff Johns, Peter Tomasi e Tony Bedard (escritores das séries dos Lanterna Verdes) deram qualquer sinal de histórias girando em torno de um conflito ou aliança entre Sinestro e John Stewart.

A pergunta que motivou o post continua válida, de qualquer forma. E vai continuar uma boa série de “batalhas” pelos personagens preferidos, seja Hal Jordan, Sinestro, Guy Gardner, Kyle Rayner ou John Stewart.

Nesta nova fase da DC Comics, denominada New 52, Sinestro voltou a ser um Lanterna Verde. E volta a ter Hal Jordan como seu “aprendiz”, mais uma vez demonstrando como as decisões dos Guardiões do Universo encontram-se, cada vez mais, banhadas em equívocos mortais. Para acompanhar a série New 52 faça download das HQs do Lanterna Verde e da Tropa dos Lanternas Verdes. E boa leitura!

Agradecimentos especiais à Tropa BR pela tradução e diagramação das HQs.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Quem é o maior dos Lanternas Verdes?

  1. Não há dúvidas nessa pergunta, não é porque uns querem ou outros não querem o maior de todos os Lanternas Verdes é de fato Hal Jordan. E o cara já demostrou isso ao longo dos anos nas histórias dos Lanternas Verdes, e eu que acompanho bem desde os anos 80 confirmo isso. Se houver um segundo nome eu diria: Sinestro ou Sodam Yet, já Guy Gardner, Kyle Rayner ou John Stewart não entrariam na lista pois tem outro muito fortes.

    Curtir

  2. ❤ (finja que se parece com um coração, ok?). Minha resposta? Hm… Oh, dúvida cruel! Quem seria o maior lanterna de todos os tempos e mundos? HAL JORDAN! (tirando a pataquada daquela "zero hora" ridícula o Hal é O lanterna! Outra coisa, a tensão entre ele e o Sinestro deram um verniz de história mais adulta. Mas não posso negar que tenho as divertidas hq's do guy gardner e da fase dan jurgens da liga da justiça (que foi o primeiro a ter coragem de chamar o super de super boiola…)… Tsc Tsc Tsc: Jon Mané Stewart e Kyle Boboca Rayner Tsc Tsc Tsc
    Respeite seu anel e comece a venerar Hal Jordan como o maior lanterna e ele terá piedade de vc!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s