História em Quadrinhos

Review/Download: Batman – Knight of Vengeance #3

Chegou ao fim o melhor tie-in da saga Flashpoint. Batman – Cavaleiro da Vingança foi a abordagem mais original de Batman em muitos, mas muitos anos. E seu mérito é manter os elementos que definem Batman, mas de uma forma verdadeiramente original. Brian Azzarello e Eduardo Risso mostraram, mais uma vez, como um escritor e desenhista, respectivamente, conseguem produzir uma HQ de excelente qualidade quando existe liberdade no processo criativo.

Batman – Cavaleiro da Vingança #3 fecha com verdadeira chave de ouro a decadente e sombria história de um Batman que não é Bruce Wayne, mas seu pai – Thomas Wayne. Entretanto, é importante frisar, mesmo que o Batman dessa realidade seja o pai, ainda assim é a tragédia que permite o nascimento do protetor de Gotham City, um Cavaleiro, não só das Trevas, mas também da Vingança. Essa terceira edição da mini-série nos apresenta o nascimento do Batman e do Coringa e, numa sacada genial, Brian Azzarello une os dois arqui-inimigos desde o “berço”. Batman e Coringa nascem dos traumas acarretados pela morte de Bruce Wayne, ainda criança, pelo disparo da pistola de Joe Chill. A racionalidade dura de Thomas Wayne o impele a tentar salvar seu filho e não conseguindo, sai em busca da vingança e atinge sucesso nessa empreitada. Mas e Martha Wayne?

Bom, Martha Wayne não consegue, de todas as formas, lidar de forma madura o conturbado cenário emocional que lhe abate. É a loucura que a preserva desse mundo louco que lhe tomou seu filho único, assim como é a Vingança contra o crime que preservou a “sanidade” de Thomas Wayne. O confronto entre esse Batman e a Coringa dessa realidade é um dos momentos mais dramáticos da história das histórias em quadrinhos. Quando o Batman/Thomas Wayne diz a Coringa/Martha Wayne que existe uma esperança de tudo aquilo acabar, sabemos pelas expressões da Coringa/Martha Wayne que seria em vão, no final todos saiem perdendo. Nesse momento, Thomas Wayne, Batman, além de um Cavaleiro da Vingança, torna-se o único ali que consegue manter a esperança e apenas ela permite que ele sobreviva a mais uma tragédia (de tantas que lhe cercou).

Batman – Knight of Vengeance #3 encerra, realmente, a melhor mini-série relacionada a saga Flashpoint. Para fazer o download da HQ basta clicar aqui. É uma HQ que vale a pena acrescentar no hall das boas histórias de super-heróis – com o mérito de ser fruto de um trabalho tanto na escrita quanto na arte e com o clima noir tão próprio das histórias pulp que, com toda certeza, Brian Azzarello e Eduardo Risso se inspiraram. Vou importar a edição encadernada e colocá-la na prateleira de HQ mais importantes, ao lado de clássicos como V for Vendetta, From Hell, Daredevil – Born Again, Batman – Year One, Batman – The Dark Knight Return’s, Preacher, Starman, Planetary, etc.

Anúncios

Um pensamento sobre “Review/Download: Batman – Knight of Vengeance #3

  1. Estou à espera que saia a compilação. Já me tinham dito que este rie-in estava muito bom!
    Pelos vistos a opinião é unânime!
    Já agora, eu não sei como te mandar o Banner!
    Não consigo ver o teu mail em lado nenhum…
    😦

    Abraço

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s