Cinema e afins

BBZ: Big Brother Zumbi

De uns dez anos pra cá houve uma verdadeira avalanche de produções de filmes e séries e histórias em quadrinhos sobre zumbis. Desde a divertida série “Zumbis Marvel” até o hollywoodiano “Eu Sou a Lenda”. Zumbis Marvel, escrita por Robert Kirkman e desenhada por Sean Phillips foi uma série que me fez voltar a gostar mesmo de ler algo da Marvel. O humor da série é uma mistura de escabroso com hilariante mesmo. Momentos tragicomicos como o Homem Aranha devorando Mary Jane até Galactus sendo devorado por Hulk, Luke Cage, Homem Aranha, Homem de Ferro, Capitão América, Gigante e Wolverine. Como disse, é uma história muito divertida e vale a pena procurar ler. Inclusive a Panini podia publicar um volume encadernado da série.

Mas este tópico que escrevo para o Cabaré das Ideias é sobre uma produção televisa britânica sobre zumbis: trata-se de Dead Set. Imaginem a premissa do seriado: enquanto transcorre o Big Brother Inglês, estoura na ilha britânica uma praga zumbi. A coisa vai degringolando rapidamente e os participantes do Big Brother estão completamente alheios ao que acontece lá fora, no “mundo de verdade”. Com humor tipicamente britânico, a série, em cinco episódios, mostra essa realidade zumbi apodrecida começando a se aproximar do Big Brother. Na série, existem aqueles elementos básicos dessas narrativas britânicas: personagem canastrão (produtor), casais de Big Brother, “intelectual” Big Brother idiota (que, obviamente, faz merda ao final), futilidade básica que apenas um reality show pode proporcionar de forma direta, personagem feminina que toma a rédea da situação e tem um namorado desesperado a sua procura e etc. Está tudo lá. Os zumbis não são lentos e meio bobos. São rápidos e, como todos os zumbis básicos, anseiam desesperadamente por morder você e lhe arrancar um naco de pedação. E se conseguir arrancar, hasta la vista, baby!

Alguma semelhança deste Big Brother Zumbi com o nosso BBB?

Os episódiso são curtos. Em média 25 minutos. Acho que vale a pena ver para rir um pouco e perceber, com a sutileza do humor britânico, o quão fútil é um reality show dessa natureza. Não quero contar o final. Mas o final, permeado de olhos vazios, reflete bem o vazio real de significados que permeiam a TV hoje em dia. Os links seguem abaixo para quem interessar fazer download.

Episódio 1: Dead Set

http://www.sendspace.com/file/txe2yz

Episodio 2: Dead Set

http://www.megaupload.com/?d=Y1E4YHYD

Episódio 3: Dead Set

http://www.megaupload.com/?d=VSJG8VYL

Episodio 4: Dead Set

http://www.megaupload.com/?d=0JAAATJR

Episodio 5: Dead Set

http://www.megaupload.com/?d=OD5IU496

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s