Gastronomia Nerd

Na Cozinha Nerd: Refogado de Tofu ao Hellblazer

Hoje, 08 de Março de 2011, fui para a cozinha com a maior satisfação. As ideias não eram muito diversificadas. Mas decidi arriscar. Fui ao mercadinho aqui ao lado do prédio e fui “catalogando científicamente” os melhores ingredientes para um prato alternativo.

Para tanto, decidi fazer algo com tofu. Um refogado, melhor dizendo. Retornando para o apartamento, no caso para sua cozinha, coloquei os ingredientes necessários à minha frente:

1 Cebola(fatiados em pequenos cubos)

– 6 Tomates (fatiados em pequenos cubos)

– 4 colheres de sopa de alho picado

– 2 Pimentas Malaguetas

– 1 Pimentão Vermelho ou Amarelo (fatiado em rodelas finas)

– 8 cogumelos(fatiados em pequenas tiras)

– 550 gramas de tofu fatiadas em 1,5 cm

–  6 colheres de sopa de azeite de oliva

– 1 1/2 colher de chá de sal

– 1 colher das de sopa de manteiga de leite

– 2 colheres de sopa de vinagre de cointreau

– 1 1/2 colher de sopa de shoyu.

– Manjericão e orégano avont’s, ou seja, a critério do (a) cozinheiro (a).

As panelas feitas de barro são muito melhores para realçar o sabor dos alimentos. Fiz meu refogado de tofu ao Hellblazer numa panela de barro. Mas vamos a ação culinária propriamente dita!

Se for preparar o refogado de tofu numa panela de barro é importante seguir esta dica:quando for utilizar uma panela de barro pela primeira vez, é importantíssimo que você unte-a com óleo de cozinha. Depois leve-a ao fogo até que o óleo presente na panela seque por completo, espere-a esfriar, lave-a e pronto. Já está preparada para o trabalho.

Retomando o preparo do refogado de tofu: ainda sem levar ao fogo a panela de barro, acrescente à panela de barro o alho salpicado e as pimentas malaguetas, depois acrescente o azeite. Deixe esquentar. Quando o alho e as pimentas já estiverem “brilhando”, acrescente a cebola e deixe fritar um pouco, até deixar bem dourada a cebola fatiada em cubos. Dai acrescente, após a cebola fatiada estar dourada, a colher de sopa de manteiga de leite. Acrescente em seguida os cogumelos fatiados e o pimentão cortado em rodelas. Deixe cozinhar esses ingredientes por uns cinco minutos em fogo baixo. Dai acrescente os tomates e palmitos. E, então, o tofu fatiado. Salpique o orégano e o manjericão agora junto ao 1 1/2 colher de chá de sal. Dê uma mexida no refogado. O cheiro vai ficar bom. Se quiser acrescente mais uma colher de azeite.  Acrescente 1 1/2 colher de sopa de shoyu. O refogado de tofu ao Hellblazer merece agora, então, as 2 colheres de sopa de vinagre de cointreau. Tampe a panela de barro e deixe-a em fogo baixo. Mais cinco minutos e pronto! Seu refogado de tofu ao Hellblazer está pronto.

E ah, porque refogado de tofu ao Hellblazer? Acho que pela pimenta. Coloquei apenas duas, mas minha intenção era inserir umas cinco pimentas malaguetas perfazendo um verdadeiro calor infernal digno de John Constantine no refogado de tofu.

Bom apetite!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s