Realidade Overpower

Cinema, Internet e Direitos Autorais: medo desnecessário?

 

E agora, cara pálida?

A resposta para esse post parece ter sido dada na Espanha por Alex de la Iglesia, presidente da Academia de Cinema da Espanha, durante a entrega do Prêmio Goya. E ela foi muito favorável a uma nova forma de encarar o compartilhamento na internet de arquivos protegidos por direitos autorais. Para o presidente da Academia de Cinema da Espanha, a forma como inúmeros governantes vem encarando a internet (como algo “do futuro) está fadada ao fracasso. A internet já é o presente. E ao contrário do que a indústria cultural cinematográfica se recusa a entender, a internet e o compartilhamento de conteúdos com direitos autorais não vieram para dar fim ao cinema, mas ao contrário, vieram consolidar e estimular o cinema. Em suas palavras: “a internet é precisamente a salvação de nosso cinema.”

De qualquer forma, o debate em torno de qual maneira produtores e consumidores da indústria cultural devem se portar precisa ser estimulado para que decisões unilaterais não existam ou sejam cada vez menos impactantes. Alguns problemas se fazem visíveis, cada vez mais. A indústria cultural (seja cinema, música e mesmo histórias em quadrinhos) não parece ter uma capacidade de inovação em sua gestão, diferentemente da inovação tecnológica. E, no caso, uma coisa deve acompanhar a outra. E por terem uma capacidade de gestão inovativa tão baixa. Porra, a pessoa é fã do Pink Floyd, como eu sou, quero comprar o CD Is There Anybody Out There? e vou a Galeria do Rock e encontro o CD por R$80!!!! Ou então o DVD de Blade Runner por preço horrível, sem fazer uma promoção de compra do filme de Ridley Scott e do livro de Philip K. Dick. Sem condições e sem atrativos, já diria FHC, “assim não pode, assim não dá”.

Bom, de qualquer forma, é bom ver uma pessoa como Alex de la Iglesia, alguém diretamente ligado a indústria cultural soltar o verbo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s