Realidade Overpower

NÃO VENDEMOS SOMENTE TORRESMO!

Entre os meses de Abril, Maio e Junho de 2008 estive fazendo pesquisa em Brasília para a realização de minha Dissertação de Mestrado em Ciência Política. No vai e vem da Esplanada dos Ministérios, procurando um restaurante mais barato, me deparei com uma insólita mensagem num restaurante:

NÃO VENDEMOS SOMENTE TORRESMO!

Aquilo me deixou completamente ensandecido, imaginando o que levou um restaurante a quilo colocar a mostra de seu público cliente essa mensagem. Não resisti e fui averiguar. Disfarcei-me de agente da vigilância sanitária e fui inquirir os donos do estabelecimento o porque da frase. Consegui enganar tanto os donos quanto os funcionários, porque todos se prontificaram a me responder. Disseram que durante um tempo, as pessoas iam até o restaurante e enchiam o prato de torresmo para comer, porque o torresmo era leve e poderiam comer muito torresmo, já que estavam num restaurante por quilo. Logo um dos donos do restaurante descobriu essa artimanha gastronômica e proibiu que o torresmo, tão apreciado, fosse consumido no local de forma isolada dos outros pratos do restaurante.

Ao que me foi relatado, funcionou. As pessoas comiam o restante da comida, mas não conseguiram abandonar o torresmo de qualquer forma. Fiquei tão emocionadamente comovido com essa engenharia empresarial e desejo dos populares por torresmo que me levei a pensar se seria apenas o preço que impelia aos transeuntes famintos a busca ensandecida por torresmo. Acho que havia mais coisa aí. Vou retornar a Brasília agora, em Abril, para a pesquisa do Doutorado. Farei toda questão de verificar se esse restaurante ainda existe e se a placa de “Não vendemos somente torresmo” continua ali, figurando como tormento aos famintos por torresmo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s