Realidade Overpower

NÃO VENDEMOS SOMENTE TORRESMO!

Entre os meses de Abril, Maio e Junho de 2008 estive fazendo pesquisa em Brasília para a realização de minha Dissertação de Mestrado em Ciência Política. No vai e vem da Esplanada dos Ministérios, procurando um restaurante mais barato, me deparei com uma insólita mensagem num restaurante:

NÃO VENDEMOS SOMENTE TORRESMO!

Aquilo me deixou completamente ensandecido, imaginando o que levou um restaurante a quilo colocar a mostra de seu público cliente essa mensagem. Não resisti e fui averiguar. Disfarcei-me de agente da vigilância sanitária e fui inquirir os donos do estabelecimento o porque da frase. Consegui enganar tanto os donos quanto os funcionários, porque todos se prontificaram a me responder. Disseram que durante um tempo, as pessoas iam até o restaurante e enchiam o prato de torresmo para comer, porque o torresmo era leve e poderiam comer muito torresmo, já que estavam num restaurante por quilo. Logo um dos donos do restaurante descobriu essa artimanha gastronômica e proibiu que o torresmo, tão apreciado, fosse consumido no local de forma isolada dos outros pratos do restaurante.

Ao que me foi relatado, funcionou. As pessoas comiam o restante da comida, mas não conseguiram abandonar o torresmo de qualquer forma. Fiquei tão emocionadamente comovido com essa engenharia empresarial e desejo dos populares por torresmo que me levei a pensar se seria apenas o preço que impelia aos transeuntes famintos a busca ensandecida por torresmo. Acho que havia mais coisa aí. Vou retornar a Brasília agora, em Abril, para a pesquisa do Doutorado. Farei toda questão de verificar se esse restaurante ainda existe e se a placa de “Não vendemos somente torresmo” continua ali, figurando como tormento aos famintos por torresmo.

 

Deixe um comentário

